O objetivo desse estudo foi de investigar o rendimento dos alunos de graduação em Letras e Biologia, quando submetido a uma ferramenta audiovisual, antes de uma aula tradicional de triângulos. Dessa forma, averiguar o rendimento relativo para quem não assistiu a esse vídeo. Isso ocorreu de forma que, a cada cinco itens do Instrumento aplicado, quem assistiu ao vídeo acertou um item a mais (20,03%). Nas investigações com alunos do Programa de Jovens e Adultos (PROJOVEM) em Maciel (2007) registrou um rendimento de 27,3%. Acredita-se que sujeitos adultos, e de níveis diferentes de conhecimento, influenciam no processo das construções de saberes via tecnologias audiovisuais. Ou seja, os sujeitos universitários levam também a sério o estilo tradicional no ministro das aulas. Portanto, há hipótese de que quanto maior o nível de escolaridade maior a responsabilidade em qualquer ferramenta de ensino. Admite-se a importância refletida pelos sujeitos universitários ao material de vídeo utilizado nesse estudo. Comentários foram percebidos de forma favorável, como sendo de muita importância no processo da aprendizagem, deixando a impressão de que o material projetado foi de suma importância para o reconhecimento dos Triângulos na Construção Civil, na Arquitetura e estética geral que impunha beleza, mas, também, segurança para as obras de grandes cobertas, torres de alta tensão e brinquedos de Parques de Diversões, como outros. Assim como, os sujeitos do PROJOVEM, os dos universitários ficaram impressionados com a Propriedade de Rigidez que ocorrem apenas nos polígonos de três lados.
Este estudo deixou clara a importância de objetos audiovisuais antes das aulas tradicionais. A atenção dos aprendizes devem suprir necessidades outras que impunha concentração, atenção, responsabilidade, pois o contexto de quase todos os conteúdos vivenciados na escola deve ser exaustivamente requisitado para a reflexão dos educandos. O porquê de se estudar isso ou aquilo refletirá no rendimento das construções de saberes de qualquer ciência. Recomendamos o vídeo “Por que triângulos?” como exemplo de material pedagógico motivacional para se estudar Geometria, mas acredita-se que materiais audiovisuais de boa qualidade, bem projetado, refinado com boas imagens e de áudios qualificados, efeitos atrativos, lugares significantes, compatíveis com a realidade dos aprendizes, serão possíveis alcançar mudanças de comportamentos na vida deles. Em outras palavras, ocorrerão ações educativas e de boa qualidade, marcantes para sua formação social. Portanto, a motivação e a contextualização juntamente com a linguagem coloquial, se completam, até mesmo com as inserções das Novas Tecnologias na Educação, como a base da verdadeira aprendizagem e das construções dos saberes. Adote, também, esta metodologia em sua sala de aula.
Trabalhar estruturas algébricas básicas sempre foi um momento delicado na sala de aula. Os alunos sentiam a dificuldade de compreender o porquê de tudo aquilo e o professor de responder, de forma satisfatória, esses questionamentos. Durante a aplicação de exercícios por meio do software AEQUALIS foi visível à aceitação por parte dos estudantes, tanto por inicialmente se tratar de um jogo, tanto posteriormente, vendo o objeto digital como uma fonte de aprendizado. A facilidade de um aplicativo ser aceito proporcionou o sucesso desse experimento, todos gostaram de participar e ficaram animados ao saber que isso pode ser utilizado em sala de aula como forma de exercitar e visualizar equações do 1º grau. Nos momentos de uso do jogo, os alunos fizeram, de forma correta, em média 25 equações em 1 minuto. O que pode sustentar a idéia de que uma aplicação mais dinâmica dos conteúdos pode conduzir os estudantes a resultados mais satisfatórios. Essa dissociação da formalidade de uma equação deixa a matemática menos sisuda e mais amistosa, pois toda a prática relacionada a essa disciplina é sustentada pelos pilares das equações. Ao finalizar as entrevistas e os momentos de utilização do aplicativo foi fácil observar a grande simpatia dos entrevistados pelo jogo e principalmente pela nova maneira de enxergar a construção matemática. A maioria percebeu ou está bem perto de perceber, à sua maneira, que os conceitos e situações que tanto estudam são de base lógica e não criações do homem e sim da ordem natural das coisas. O aplicativo nesses momentos para os entrevistados teve o poder de fazer a matemática na forma de seus problemas, sair dos livros e se mostrar agradável diante da tela de um aparelho de telefone celular. As intervenções com o AEQUALIS proporcionaram aos entrevistados e ao entrevistador a sensação de que algumas alternativas de aprender, ensinar e exercitar matemática devem ser postas em prática o quanto antes. O contexto educacional nacional é atrasado nesse sentido, mas não está inerte. Olhando do ângulo tecnológico as possibilidades parecem ser inesgotáveis. Não se deve privar nossos jovens desses recursos.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE) Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy. Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
O nosso objetivo nesse estudo foi de identificar e descrever as principais dificuldades dos professores no uso pedagógico das NTIC. A identificação e descrição foi ampliada com a descrição do curso oferecido aos professores “Aprendizagem baseada em projetos”, no qual foi possível oferecer alguns recursos aos professores para sanar suas dificuldades técnicas no uso das NTIC, fazendo emergir assim a atuação do o especialista em tecnologia educacional em NTIC. Para sanar tais dificuldades foram realizadas intervenções praticas aos sábados, referentes a um curso promovido pela secretária de educação em parceria com a Intel curso gratuito no qual os professores foram convidados a participarem. Servindo também como campo de pesquisa e observações para as analises dos resultados além da aplicação de questionário para a confecção de gráficos. Consideramos que as possíveis soluções dos problemas encontrados implicam instancias diferenciadas de ação, são elas; politicas públicas, gestão institucional, corpo docente.
Foi constatado com base em nossos embasamentos teóricos e também em nossas pesquisas em campo, que realmente as novas tecnologias aliadas a uma prática didática bem elaborada e executada tende a contribuir de diversas maneiras com o processo de ensino aprendizagem não só na educação matemática, mas nas diversas áreas de conhecimento. E, se falando em específico no GeoGebra, ele se apresentou uma grande ferramenta na educação de geometria, pois proporciona diversas possibilidades de abordagem dos conteúdos, agilizando e dinamizando construções de figuras e também de fórmulas, ligando de uma forma bem harmônica teoria e prática, podendo ser usado por professores mesmo sem ter um conhecimento muito avançado em computação, mas de toda forma se faz necessário um preparo prévio. Tendo em vista tudo que foi apresentado por nós aqui nessa sucinta pesquisa reforço a sugestão do estudo da utilização do GeoGebra desde das series iniciais, quais vantagens esse uso poderá trazer para os discentes na sua vida escolar?
O objetivo desse estudo foi de investigar o rendimento dos alunos de graduação em Letras e Biologia, quando submetido a uma ferramenta audiovisual, antes de uma aula tradicional de triângulos. Dessa forma, averiguar o rendimento relativo para quem não assistiu a esse vídeo. Isso ocorreu de forma que, a cada cinco itens do Instrumento aplicado, quem assistiu ao vídeo acertou um item a mais (20,03%).
ResponderExcluirNas investigações com alunos do Programa de Jovens e Adultos (PROJOVEM) em Maciel (2007) registrou um rendimento de 27,3%. Acredita-se que sujeitos adultos, e de níveis diferentes de conhecimento, influenciam no processo das construções de saberes via tecnologias audiovisuais. Ou seja, os sujeitos universitários levam também a sério o estilo tradicional no ministro das aulas. Portanto, há hipótese de que quanto maior o nível de escolaridade maior a responsabilidade em qualquer ferramenta de ensino.
Admite-se a importância refletida pelos sujeitos universitários ao material de vídeo utilizado nesse estudo. Comentários foram percebidos de forma favorável, como sendo de muita importância no processo da aprendizagem, deixando a impressão de que o material projetado foi de suma importância para o reconhecimento dos Triângulos na Construção Civil, na Arquitetura e estética geral que impunha beleza, mas, também, segurança para as obras de grandes cobertas, torres de alta tensão e brinquedos de Parques de Diversões, como outros.
Assim como, os sujeitos do PROJOVEM, os dos universitários ficaram impressionados com a Propriedade de Rigidez que ocorrem apenas nos polígonos de três lados.
Este estudo deixou clara a importância de objetos audiovisuais antes das aulas tradicionais. A atenção dos aprendizes devem suprir necessidades outras que impunha concentração, atenção, responsabilidade, pois o contexto de quase todos os conteúdos vivenciados na escola deve ser exaustivamente requisitado para a reflexão dos educandos. O porquê de se estudar isso ou aquilo refletirá no rendimento das construções de saberes de qualquer ciência.
ResponderExcluirRecomendamos o vídeo “Por que triângulos?” como exemplo de material pedagógico motivacional para se estudar Geometria, mas acredita-se que materiais audiovisuais de boa qualidade, bem projetado, refinado com boas imagens e de áudios qualificados, efeitos atrativos, lugares significantes, compatíveis com a realidade dos aprendizes, serão possíveis alcançar mudanças de comportamentos na vida deles. Em outras palavras, ocorrerão ações educativas e de boa qualidade, marcantes para sua formação social.
Portanto, a motivação e a contextualização juntamente com a linguagem coloquial, se completam, até mesmo com as inserções das Novas Tecnologias na Educação, como a base da verdadeira aprendizagem e das construções dos saberes. Adote, também, esta metodologia em sua sala de aula.
Trabalhar estruturas algébricas básicas sempre foi um momento delicado na sala de aula. Os alunos sentiam a dificuldade de compreender o porquê de tudo aquilo e o professor de responder, de forma satisfatória, esses questionamentos. Durante a aplicação de exercícios por meio do software AEQUALIS foi visível à aceitação por parte dos estudantes, tanto por inicialmente se tratar de um jogo, tanto posteriormente, vendo o objeto digital como uma fonte de aprendizado. A facilidade de um aplicativo ser aceito proporcionou o sucesso desse experimento, todos gostaram de participar e ficaram animados ao saber que isso pode ser utilizado em sala de aula como forma de exercitar e visualizar equações do 1º grau.
ResponderExcluirNos momentos de uso do jogo, os alunos fizeram, de forma correta, em média 25 equações em 1 minuto. O que pode sustentar a idéia de que uma aplicação mais dinâmica dos conteúdos pode conduzir os estudantes a resultados mais satisfatórios. Essa dissociação da formalidade de uma equação deixa a matemática menos sisuda e mais amistosa, pois toda a prática relacionada a essa disciplina é sustentada pelos pilares das equações.
Ao finalizar as entrevistas e os momentos de utilização do aplicativo foi fácil observar a grande simpatia dos entrevistados pelo jogo e principalmente pela nova maneira de enxergar a construção matemática. A maioria percebeu ou está bem perto de perceber, à sua maneira, que os conceitos e situações que tanto estudam são de base lógica e não criações do homem e sim da ordem natural das coisas. O aplicativo nesses momentos para os entrevistados teve o poder de fazer a matemática na forma de seus problemas, sair dos livros e se mostrar agradável diante da tela de um aparelho de telefone celular.
As intervenções com o AEQUALIS proporcionaram aos entrevistados e ao entrevistador a sensação de que algumas alternativas de aprender, ensinar e exercitar matemática devem ser postas em prática o quanto antes. O contexto educacional nacional é atrasado nesse sentido, mas não está inerte. Olhando do ângulo tecnológico as possibilidades parecem ser inesgotáveis. Não se deve privar nossos jovens desses recursos.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
O nosso objetivo nesse estudo foi de identificar e descrever as principais dificuldades dos professores no uso pedagógico das NTIC. A identificação e descrição foi ampliada com a descrição do curso oferecido aos professores “Aprendizagem baseada em projetos”, no qual foi possível oferecer alguns recursos aos professores para sanar suas dificuldades técnicas no uso das NTIC, fazendo emergir assim a atuação do o especialista em tecnologia educacional em NTIC. Para sanar tais dificuldades foram realizadas intervenções praticas aos sábados, referentes a um curso promovido pela secretária de educação em parceria com a Intel curso gratuito no qual os professores foram convidados a participarem. Servindo também como campo de pesquisa e observações para as analises dos resultados além da aplicação de questionário para a confecção de gráficos. Consideramos que as possíveis soluções dos problemas encontrados implicam instancias diferenciadas de ação, são elas; politicas públicas, gestão institucional, corpo docente.
Foi constatado com base em nossos embasamentos teóricos e também em nossas pesquisas em campo, que realmente as novas tecnologias aliadas a uma prática didática bem elaborada e executada tende a contribuir de diversas maneiras com o processo de ensino aprendizagem não só na educação matemática, mas nas diversas áreas de conhecimento. E, se falando em específico no GeoGebra, ele se apresentou uma grande ferramenta na educação de geometria, pois proporciona diversas possibilidades de abordagem dos conteúdos, agilizando e dinamizando construções de figuras e também de fórmulas, ligando de uma forma bem harmônica teoria e prática, podendo ser usado por professores mesmo sem ter um conhecimento muito avançado em computação, mas de toda forma se faz necessário um preparo prévio. Tendo em vista tudo que foi apresentado por nós aqui nessa sucinta pesquisa reforço a sugestão do estudo da utilização do GeoGebra desde das series iniciais, quais vantagens esse uso poderá trazer para os discentes na sua vida escolar?
ResponderExcluir