segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE 8: REFERÊNCIAS


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  1. ARROIO, A.; GIORDAN, M. O. Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola. n. 24, p. 8-11, nov. 2006.
    BITENCOURT, Jossiane Boyen. Possibilidades de Pesquisa e Autoria com o Apoio das Tecnologias: A Experiência da Turma B21 da Emef Prof. Judith Macedo de Araújo no Laboratório de Informática para a Produção de Conhecimentos e na Melhora da Autoestima dos Alunos. ÀGORA, Porto Alegre, a. 3, jan/jun.2012. ISSN 2175-3792.
    COELHO, P. J. P.; ALVES, J. F. Visões Camaleônicas: vantagens e limites do uso do vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n. 13, jul/dez, 2005.
    CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos Professores e Globalização: Questões para educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. 159p.
    KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

    LIMA, A. A. O uso do vídeo como instrumento didático e educativo em sala de aula. Um estudo de caso do CEFET-RN. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis. 2001.
    MACIEL, Adegundes. Vídeo - Por que Triângulos? 2007. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/59ra/livroeletronico/resumos/R1086-1.html. Acesso em: 10 nov. 2013.
    MACIEL, Adegundes. Um Ângulo Diferente da Geometria. 2012. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/9033.htm. Acesso em: 15 nov. 2013.
    MORAN, José Manuel. Desafio da televisão e do vídeo à escola. 2008. Disponível em: http://www.unifra.br/cursos/letras_literatura/downloads/Desafios%20da%20televis%C3%A3o%20e%20do%20v%C3%ADdeo%20%C3%A0%20escola.pdf. Acesso: 10 out. 2013.
    NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. Ed., São Paulo: Editora Contexto. 2009.
    PARRA, Nélio. Metodologia dos Recursos Audiovisuais. São Paulo: Saraiva, 1973.
    SAETTLER, Paul . A history of instructional tecnology. New York: McGraw-hill Book Co., 1968, p. 1-2.
    SERNA, Manuel C.; RÍOS, J.M. (Coords.) Nuevas Tecnologías aplicadas a las Didácticas especiales. Madrid: Pirámide. 2000, 175p.
    TAPIA, Jésus Alonso; FITA, Enrique Caturla. A Motivação em Sala de Aula: o que é e como se faz. (tradução: Sandra Garcia). 5.ed., São Paulo: Edição Loyola, 2003. ISBN 851501846-2.
    TRINDADE, Ana Paula dos Santos; NUNES, Wallace Vallory. Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Relatos de Práticas Pedagógicas. 2012. Disponível em: http://www.unig.br/cadernosdafael/vol2_num5/ARTIGO%20CADERNOS%205%20ANA%20PAULA%20TRINDADE%20E%20WALLACE%20NUNES.pdf Acesso em: 02 nov. 2013.
    VICENTINI, Gustavo Wuergers; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. O Uso do Vídeo como Instrumento Didático e Educativo em Sala de Aula. 2008. Disponível em: http://home.furb.br/mariadomingues/site/publicacoes/2008/eventos/evento-2008-09.pdf. Acesso em: 02 nov. 2013.


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  2. FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno : Saulo Nunes Da Costa

    Referências bibliográficas e digitais


    ALTIPARMARK. K; ÕZDOGAN, E. A study on the teaching of the concept of negative numbers. In: International journal of mathematical education in science and technology, v. 41, n.1, p. 31-47, jan. 2010. Pesquisado em 14 de outubro de 2013. Disponível em:http://www.informaworld.com/smpp/title~content=t713736815

    BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino fundamental. Matemática. Brasília, DF: Secretaria de educação fundamental – MEC/SEF, 1998

    BRITO, Márcia Regina F. Psicologia da Educação Matemática, Florianópolis: Insular, 2005.

    GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria C. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Pesquisado em 25 de novembro de 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6275/3742

    LOUSANO. Paula. A educação no Brasil melhorou, mas pra quem? Pesquisado em 30 de outubro de 2013. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI341198-17770,00A+EDUCACAO+NO+BRASIL+MELHOROU+MAS+PARA+QUEM.html

    MORAN, José Manoel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

    MORAN, José Manuel. Interferências dos meios de comunicação no nosso
    conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo. v. 07. Pg. 36- 49.
    jul/dez 1995.

    MORAN, José Manuel. Educação Que Desejamos: Novos Desafios de Como Chegar La. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

    MORAN, José Manuel . A integração das tecnologias na educação. Pesquisado em 15 de outubro de 2013. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm

    ORTON, A. Ditáctica De las matemáticas. Madrid: Morata-mec, 1990.
    PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre (Brasil): Editora Artmed, 2000.

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  3. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    REFERÊNCIAS

    ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, São Paulo – SP. Ed. Papirus 1995. 14ª edição 2008 (Série Prática pedagógica).ISBN 85-308-0376-0

    ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre. Artmed, 2009 (Coleção pesquisa qualitativa, coordenada por Uwe Flick).

    AYRES, Antônio Tadeu. Prática pedagógica competente: Ampliando os saberes do professor. 3ª ed – Petrópolis, Rio de Janeiro – RJ, editora Vozes 2007

    __________________. ICT competency standards for teachers: implementation guidelines, (Padrões de competência em TIC para professores). version 1.0. Paris: UNESCO, 2008.

    LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

    MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000

    POCRIFKA, Dagmar Heil; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de. Equipamento e conectividade: elementos da Inclusão digital de professores em Pernambuco. In: V Simpósio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 – UDESC/UFSC. Disponível em: http://simposio2011.abciber.com/anais/Trabalhos/artigos/Eixo%201/8.E1/192-297-1-RV.pdf acesso em 2 de janeiro de 2014.

    PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Horizon: NCB University Pres, 2001. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/fetch/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf. acesso em 18 de outubro de 2013.

    __________________. Guia do programa Intel® Educar – Serie elementos. Aprendizagem baseada em projetos. Disponível em: http://download.intel.com/education/common/br/resources/elements/PBL/Guia%20da%20Serie%20Elementos.pdf acesso em 26 de janeiro de 2014.

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  4. Referências

    BAIRRAL, Marcelo de Almeida. Contribuição em: O Ensino de Matemática mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – Uma caracterização do Elemento Visualização segundo uma concepção fenomenológica. Universidade Cruzeiro do Sul. Rio de Janeiro, 2010.

    BALDIN, Yuriko Yamamoto e VILLAGRA, Guilermo Antônio Lobos. Atividades com
    Cabri-Geometre II para cursos de Licenciatura em Matemática e professores do
    ensino fundamental médio. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

    BRITO, Adriana da Conceição de Souto, COSTA, Marilia Lidiane Chaves da, BRITO, Robson Souto, SILVA, Gerinaldo da – Investigação nas Aulas de Matemática: Uso do Geogebra no Ensino da Geometria e Funções – VI EPBEM – Monteiro – PB, 2010.

    BORBA, M.C. Coletivos seres-humanos-com-midias e a produção de Matemática. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2002a, p 135-146.

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

    DOUADY, Régine. e PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Un processus d'apprentissage du concept d'aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics 20. p. 387-424. 1989

    GeoGebra, software de geometria dinâmica, disponível em:< http://www.geogebra.at/> acesso em: 20 nov. de 2013

    PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Ciências da natureza Matemática e suas
    Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2006.

    PESSOA, Gracivane da Silva. Um estudo diagnóstico sobre o cálculo da área de figuras planas na malha quadricula: influência de algumas variáveis. Recife. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, Recife , 2010.

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