FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Aluno: Everalda Cristina da Silva
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
Para o desenvolvimento do referencial teórico, fundamentamo-nos teoricamente nas seguintes ideias. Na comunicação biodirecional entre os vários sujeitos do processo... que afirma ALVE, ZAMBALDE &FIGUEREDO, (2004), para LLAMAS, a EAD é uma estratégia educativa, MARQUES (2004) relata o avanço histórico da EAD no Brasil, CORREA (2005) faz reflexão sobre o atual cenário da EAD, VALENTE (2008) relata a relação do uso do computador na educação, ALMEIDA (2001) acredita que participar de um ambiente virtual é igual á atuar nesse ambiente... para MORAN (2000) a aprendizagem é significativa quando existe vivência, quando é permitido integração com novo contexto. São ideias como essas dos teóricos já citados como outros que colaborarão no desenvolvimento desta pesquisa.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE) Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 24 de Outubro de 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy. Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
A fundamentação teórica para a construção do Artigo, terá como técnicas de construção do conhecimento pesquisa da área de tecnologia e educação,. Visitas na biblioteca da UFPE. Pesquisas de artigos da área, via internet, etc.
Alguns teóricos: Pierre Levy, Morram, Valente dentre outros. Unesco, Artigos diversos sobre o tema a serem analisado.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
A necessidade de conhecer quem são os atores da Educação a Distância, qual a sua formação, como é a metodologia do Tutor Virtual no ambiente UAB e no Polo será determinante nesse processo. De acordo com Azevedo (2008, p. 25), Moran (2002), Lévy (1999: p. 158), entre outros teóricos, artigos pesquisados na internet, entrevistas com tutores virtuais e Leis que regulamentam a EAD no Brasil.
-A tecnologia foi criada para facilitar a vida do ser humano. Recursos tecnológicos estão intimamente ligados ao progresso da sociedade. O termo é objeto de reflexão desde o seu surgimento, já que não se resume aos meios de produção, mas, também, aos produtos e objetos, como CDs, DVDs, página impressa, computadores, MP3 etc (FERREIRA, 2001) - Junqueira (1995) refere que o CABRI é “um programa amigável, que os alunos aprendem a dominar rapidamente e que permite concretizar estratégias com as características de intervenção poderosa, no sentido que De Corte (1992) dá a estes termos.” (p. 42).
-A tecnologia foi criada para facilitar a vida do ser humano. Recursos tecnológicos estão intimamente ligados ao progresso da sociedade. O termo é objeto de reflexão desde o seu surgimento, já que não se resume aos meios de produção, mas, também, aos produtos e objetos, como CDs, DVDs, página impressa, computadores, MP3 etc (FERREIRA, 2001) - Eu gosto de pensar que a informática não melhora e nem piora o ensino, ela transforma o ensino e transforma a aprendizagem e ela transforma a forma como as pessoas produzem conhecimento /.../ A gente vê que a utilização da informática possibilita que argumentos visuais sejam utilizados com muito mais frequência,porque é uma característica da mídia informática (BORBA 2002,p.138).
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Aluno: Saulo Nunes Da Costa
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
Buscando embasamento teórico para a idéia de utilizar o AEQUALIS como auxiliar no ensino de algebra no ensino fundamental e médio, pode-se encontrar dentre outros. Moran (2009) afirmando que “Tudo que fizermos para inovar nos tempos de hoje será pouco.” Pensando dessa forma podemos utilizar aplicativos como forma de inovar. Perrenoud (2000) ressalta que uma das dez competências para ensinar é utilizar novas tecnologias. Também é importante lembrar que esses recursos desenvolvem, também, competências e habilidades enfatizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio, tais como: formular hipóteses, prever resultados, selecionar estratégias para a solução de problemas, interagirem com os colegas. (PCNs, 1998)
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”. Coordenador: Msc. Adegundes Maciel. Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy. Aluno: Valdiriana Costa de Moura Negromonte.
Fundamentaremos nossa pesquisa com obras significantes dentre outras como de, Howard Eves (Introdução à História da Matemática), PCN’s, CHEVALLARD, BOSCH e GASCÓN (Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e aprendizagem), Luis Roberto Guerreiro Lopes (SOFTWARE LIVRE), Pierre LÉVY com três obras (As árvores de conhecimento, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, e Cibercultura).
Teve como fundamentação utilizados artigos MACIEL, 2012), Porto Alegre (BITENCOURT, 2012) e Rio de Janeiro (TRINDADE & NUNES, 2012). (VICENTINI & DOMINGUES, 2008). E muitos outros que defendem a utilização do vídeo didático como ferramenta facilitadora da aprendizagem. A utilização de vídeos em sala de aula permite a síntese entre imagem e som, gerando com isso as mais diversas sensações, o que possibilita uma interessante forma de expressão (Lima, 2001). HORST, 2004 apud COELHO; ALVES, 2005, p. 117). (KENSKI, 2007) (MACHADO, 1988 apud ARROIO; GIORDAN, 2006), através de esta utilização possibilitar de forma criativa, o uso destes recursos didáticos transportando esta aplicação para dentro ou fora de seu ambiente educacional. Charlot (2005, p. 54), “ com a motivacional que para aprender o aluno tem sentir motivado para conquistar seu objetivos, para isso o instrumento vídeo poderá dar necessariamente o que aluno deseja para construção dos saberes. Diz Ganné (1985, apud TAPIA, 2003, p.77) que: “a motivação é uma pré-condição para a aprendizagem”. Frymier (1970, p.23 apud TAPIA, 2003, p.77) afirma: “A motivação para aprender dá direção e intensidade à conduta humana num contexto educativo”.
(NAPOLITANO, p. 34). Parra, 1973 p. 12 Saettler (1968), no seu livro A history of instructional tecnology, enfatiza conceitos de tecnologia da educação, fundamentados em diferentes teorias, e, como consequência provocando implicações distintas no processo ensino-aprendizagem. Para Serna, o vídeo é digerido como um uso da TV, que na verdade pode até fazer o seu papel de comunicação, porém está longe de ser educativo. Mas, também o vídeo não veio para educar, esta não foi sua proposta. Televisão e vídeo combinam a dimensão espacial com a sinestésica, ritmos rápidos e lentos, narrativas de impacto e de relaxamento. Combina a comunicação sensorial com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. A integração começa pelo sensorial, o emocional e o intuitivo, para atingir posteriormente o racional (MORAN, 2008, p.2).
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Aluno: Everalda Cristina da Silva
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
Para o desenvolvimento do referencial teórico, fundamentamo-nos teoricamente nas seguintes ideias. Na comunicação biodirecional entre os vários sujeitos do processo... que afirma ALVE, ZAMBALDE &FIGUEREDO, (2004), para LLAMAS, a EAD é uma estratégia educativa, MARQUES (2004) relata o avanço histórico da EAD no Brasil, CORREA (2005) faz reflexão sobre o atual cenário da EAD, VALENTE (2008) relata a relação do uso do computador na educação, ALMEIDA (2001) acredita que participar de um ambiente virtual é igual á atuar nesse ambiente... para MORAN (2000) a aprendizagem é significativa quando existe vivência, quando é permitido integração com novo contexto.
São ideias como essas dos teóricos já citados como outros que colaborarão no desenvolvimento desta pesquisa.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 24 de Outubro de 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
A fundamentação teórica para a construção do Artigo, terá como técnicas de construção do conhecimento pesquisa da área de tecnologia e educação,.
Visitas na biblioteca da UFPE.
Pesquisas de artigos da área, via internet, etc.
Alguns teóricos: Pierre Levy, Morram, Valente dentre outros. Unesco, Artigos diversos sobre o tema a serem analisado.
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Aluna: Arlete Batista de Lima Albuquerque
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
A necessidade de conhecer quem são os atores da Educação a Distância, qual a sua formação, como é a metodologia do Tutor Virtual no ambiente UAB e no Polo será determinante nesse processo.
De acordo com Azevedo (2008, p. 25), Moran (2002), Lévy (1999: p. 158), entre outros teóricos, artigos pesquisados na internet, entrevistas com tutores virtuais e Leis que regulamentam a EAD no Brasil.
Referencial teórico.
ResponderExcluir-A tecnologia foi criada para facilitar a vida do ser humano. Recursos tecnológicos estão intimamente ligados ao progresso da sociedade. O termo é objeto de reflexão desde o seu surgimento, já que não se resume aos meios de produção, mas, também, aos produtos e objetos, como CDs, DVDs, página impressa, computadores, MP3 etc (FERREIRA, 2001)
- Junqueira (1995) refere que o CABRI é “um programa amigável, que os alunos
aprendem a dominar rapidamente e que permite concretizar estratégias com as
características de intervenção poderosa, no sentido que De Corte (1992) dá a estes
termos.” (p. 42).
Referencial teórico.
Excluir-A tecnologia foi criada para facilitar a vida do ser humano. Recursos tecnológicos estão intimamente ligados ao progresso da sociedade. O termo é objeto de reflexão desde o seu surgimento, já que não se resume aos meios de produção, mas, também, aos produtos e objetos, como CDs, DVDs, página impressa, computadores, MP3 etc (FERREIRA, 2001)
- Eu gosto de pensar que a informática não melhora e nem piora o ensino, ela transforma o ensino e transforma a aprendizagem e ela transforma a forma como as pessoas produzem conhecimento /.../ A gente vê que a utilização da informática possibilita que argumentos visuais sejam utilizados com muito mais frequência,porque é uma característica da mídia informática (BORBA 2002,p.138).
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Aluno: Saulo Nunes Da Costa
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
Buscando embasamento teórico para a idéia de utilizar o AEQUALIS como auxiliar no ensino de algebra no ensino fundamental e médio, pode-se encontrar dentre outros. Moran (2009) afirmando que “Tudo que fizermos para inovar nos tempos de hoje será pouco.” Pensando dessa forma podemos utilizar aplicativos como forma de inovar. Perrenoud (2000) ressalta que uma das dez competências para ensinar é utilizar novas tecnologias. Também é importante lembrar que esses recursos desenvolvem, também, competências e habilidades enfatizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio, tais como: formular hipóteses, prever resultados, selecionar estratégias para a solução de problemas, interagirem com os colegas. (PCNs, 1998)
FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA
ResponderExcluirCurso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
Aluno: Valdiriana Costa de Moura Negromonte.
Fundamentaremos nossa pesquisa com obras significantes dentre outras como de, Howard Eves (Introdução à História da Matemática), PCN’s, CHEVALLARD, BOSCH e GASCÓN (Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e aprendizagem), Luis Roberto Guerreiro Lopes (SOFTWARE LIVRE), Pierre LÉVY com três obras (As árvores de conhecimento, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, e Cibercultura).
Teve como fundamentação utilizados artigos MACIEL, 2012), Porto Alegre (BITENCOURT, 2012) e Rio de Janeiro (TRINDADE & NUNES, 2012). (VICENTINI & DOMINGUES, 2008). E muitos outros que defendem a utilização do vídeo didático como ferramenta facilitadora da aprendizagem.
ResponderExcluirA utilização de vídeos em sala de aula permite a síntese entre imagem e som, gerando com isso as mais diversas sensações, o que possibilita uma interessante forma de expressão (Lima, 2001).
HORST, 2004 apud COELHO; ALVES, 2005, p. 117).
(KENSKI, 2007)
(MACHADO, 1988 apud ARROIO; GIORDAN, 2006), através de esta utilização possibilitar de forma criativa, o uso destes recursos didáticos transportando esta aplicação para dentro ou fora de seu ambiente educacional. Charlot (2005, p. 54), “ com a motivacional que para aprender o aluno tem sentir motivado para conquistar seu objetivos, para isso o instrumento vídeo poderá dar necessariamente o que aluno deseja para construção dos saberes. Diz Ganné (1985, apud TAPIA, 2003, p.77) que: “a motivação é uma pré-condição para a aprendizagem”. Frymier (1970, p.23 apud TAPIA, 2003, p.77) afirma: “A motivação para aprender dá direção e intensidade à conduta humana num contexto educativo”.
(NAPOLITANO, p. 34).
Parra, 1973 p. 12
Saettler (1968), no seu livro A history of instructional tecnology, enfatiza conceitos de tecnologia da educação, fundamentados em diferentes teorias, e, como consequência provocando implicações distintas no processo ensino-aprendizagem.
Para Serna, o vídeo é digerido como um uso da TV, que na verdade pode até fazer o seu papel de comunicação, porém está longe de ser educativo. Mas, também o vídeo não veio para educar, esta não foi sua proposta.
Televisão e vídeo combinam a dimensão espacial com a sinestésica, ritmos rápidos e lentos, narrativas de impacto e de relaxamento. Combina a comunicação sensorial com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. A integração começa pelo sensorial, o emocional e o intuitivo, para atingir posteriormente o racional (MORAN, 2008, p.2).