sábado, 21 de setembro de 2013

Atividade 5: METODOLOGIA

Descreva os procedimentos metodológicos empregado no desenvolvimento de seu trabalho.

8 comentários:

  1. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 24 de Outubro de 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.

    Serão realizadas coleta de dados no campo de investigação (EREM – Escola de Referência e ensino médio).

    Utilização e aplicação de questionário especifico para cada professor durante o período de construção do artigo! Com questões referentes ao uso das novas tecnologias pelos educadores em sala de aula.

    Registro com fotos e vídeos dos encontros aos sábados.

    ResponderExcluir
  2. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013 / Data: 24 de Outubro de 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluna:Arlete Batista de Lima Albuquerque


    A metodologia de pesquisa utilizada será de revisão bibliográfica e analise de conteúdos de artigos publicados.
    Os instrumentos de coletas serão utilizados será pesquisa documental, questionário e entrevista semi-estruturada.

    ResponderExcluir
  3. FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno : Saulo Nunes Da Costa

    A proposta é utilizar um jogo na forma de aplicativo, que possa ser utilizado em diversas séries auxiliando no aprendizado de noções algébricas básicas além de poder ser adaptado a alguns conteúdos.
    A princípio foi feito um levantamento do perfil de diversos alunos das turmas abordadas nessa pesquisa. Dessa forma e com o auxílio de um questionário dirigido foi possível criar uma tabela que os classifica quanto ao conteúdo. Será proposto aos alunos que joguem, nos tablets da escola e em seus aparelhos de telefone celular, o AEQUALIS. Sem inferir nenhuma recomendação ou regra. Após acompanhar os alunos no uso do objeto virtual foi solicitado aos próprios usuários que respondessem a outro questionário. Este, mais uma vez serviu de parâmetro para classificar novamente os alunos dentro da tabela utilizada anteriormente. Com o auxilio da tabela e dos questionários, foi possível observar o desenvolvimento dos alunos no período de manuseio do software.
    O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo uma vez que os questionários e as análises da tabelas foram observados individualmente e não havia resposta certa ou errada, apenas respostas.

    ResponderExcluir
  4. FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA (PE)
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Aluno : Léia Soares de Melo

    Utilização de pesquisa, realizada com professores e alunos do ensino fundamental e médio, na cidade de Lagoa de Itaenga - Pe.
    Revisão bibliográfica, através da internet, em livros digitais e em sites como Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O método utilizado foi um estudo de caso, através de uma análise do conteúdo. pelo fato de ser a forma mais prática para responder a cada uma das questões problema citadas acima. Até porque, como diz MORAES (1999),

      “A análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos.”
      Esse estudo de caso foi feito da seguinte forma:
      Uma pesquisa de opinião com alunos e professores, através de observação online. Ou seja, a pesquisa foi realizada de forma não presencial, usando a ferramenta formulários, do Google Docs. Os alunos convidados para responder o questionário, eram todos ingressos nas séries finais do EF II e do EM, da cidade de Lagoa de Itaenga - PE. A maioria dos alunos que foram convidados a participar, não responderam. Os que responderam eram, em sua maioria, da rede particular de ensino. Os professores convocados para responder o questionário eram ingressos, em sua maioria na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Alguns, acumulavam cargo também na Rede Municipal e Particular no Município. Os objetivos a serem alcançados com esses formulários era perceber a visão que alunos e professores tem com relação ao uso de Novas Tecnologias em sala de aula e de ferramentas online durante e depois das aulas.
      Também foi realizado uma análise de caso, através da ferramenta Google Drive. Desta vez, foi proposto aos alunos do 9º ano, da Escola Pedrita, a construção de um documento colaborativo sobre a Ditadura Militar brasileira, ocorrida durante o período de 1964-1985. Com o objetivo de analisar a capacidade dos alunos de serem altruístas, corresponsáveis com a tarefa de adquirir conhecimento. Sendo responsáveis por contar fatos históricos depois de serem estudados, debatidos e analisados.
      Uma outra ação, envolveu a rede social Facebook. Nessa rede, foram criados grupos para troca de informações e conhecimento. Além, de ser um espaço para eliminação de dúvidas, com links direcionando para sites de vídeos relacionados ao tema debatido em sala de aula e a outros domínios que pudessem complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

      Excluir
  5. FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-FAINTVISA
    Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação. 1ª Turma 2012 – 2013
    Disciplina: “Orientação Dos Trabalhos De Conclusão do Curso”.
    Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
    Professora: Dr.ª Doriele Andrade Duvernoy.
    Aluno: Valdiriana Costa de Moura Negromonte.


    A natureza abordada é a qualitativa, por não utilizarmos de instrumentos estatísticos, e por termos por base uma análise experimental do nosso estudo de caso, para que possamos nos abster o máximo de eficiência e clareza possível.
    Um estudo de caso, em virtude de que o objetivo era permitir o seu amplo detalhamento do conhecimento pesquisado, pois desta forma, foram investigados o processo da construção do conhecimento através das transposições de dados criados de situações problemas e levados ao “Tratamento da Informação”. Nossa hipótese é de que os sujeitos se sentirão mais construtivos, práticos, objetivos, através dessas ferramentas que combinam rapidez com eficiência, transparência com competência, motivação com produção.
    O método utilizado é o método Fenomenológico. Pois vem a se preocupar com a descrição direta da experiência realizada, tal como a mesma foi. Na ideia de Silva e Menezes: a realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado (SILVA & MENEZES, 2001, p. 23).

    ResponderExcluir
  6. A experiência exploratória realizada no laboratório III de Informática de uma Faculdade da Vitória Santo Antão – Pernambuco mobilizou 64 sujeitos sorteados dos cursos de Licenciaturas Plenas em Biologia e Letras. Metade destes respectivos assistiu ao vídeo distindo àquele vídeo, participou da mesma aula expositiva do primeiro grupo.
    O vídeo tem matéria produzida entre as cidades de Recife e Olinda com a participação de atores e de “cinegrafistas”, alunos da Escola Vasco da Gama. Pontos estratégicos foram registrados como: cobertas do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre; Centro de Convenções de Pernambuco; Parque de diversões – Mirabilândia; outdoor; passarelas; torres de alta tensão na BR 101; hipermercado; todos enfatizando as estruturas metálicas de pilares e vigas em treliças articulares.
    No filme, o terceiro capítulo operado no laboratório da Escola, supracitada, foi demonstrado o efeito da Propriedade de Rigidez dos Triângulos. Com a ajuda do “metro do pedreiro” e participação de outros alunos no ensaio, foram observados o octógono, o hexágono, o quadrado e o triângulo, nos quais aferimos, após uma força aplicada a um dos seus de lados ou vértices destes polígonos, o destaque do triângulo como o único polígono a “resistir a essa força relativa” sem deformá-lo. O clipe tem duas paradas internas entre capítulos, para reflexões e interações com os sujeitos, relativos ao capítulo anterior, podendo ser pausado a qualquer momento, caso necessitassem.
    Os dois grupos responderam a um instrumento de 39 perguntas que foram esplanadas na aula expositiva – sobre Triângulos.
    O primeiro item do Instrumento interessou saber dos sujeitos identificar os elementos fundamentais de um triângulo quanto às representações dos ângulos internos e externos (com letras do alfabeto grego); seus vértices e seus lados (com letras do latim, maiúsculas e minúsculas); ainda foram solicitados aos sujeitos alguns termos quanto às classificações dos triângulos que são – quanto aos Lados e quanto aos Ângulos–; o que lembra o termo Triângulos como sendo rigidez ou segurança. Na Figura 1 estão sendo mostrados esses elementos para essas verificações.
    Procurou-se enfatizar representações de ângulos com letras do alfabeto grego. Deixou-se claro a imagem do triângulo com todos os seus elementos designados para que os sujeitos não tivessem dúvidas quanto à ausência dos elementos tradicionais e possibilidades em suas representações.

    ResponderExcluir
  7. A referente pesquisa, de natureza quantitativa, se desenvolveu em quatro etapas distintas e interligadas, primeiramente realizamos uma pequisa para levantarmos nosso embasamento teórico, algo que nos subsidiaria em relação a problemática inicial, depois aplicamos um mesmo questionário investigativo em dois momento, antes da aula com o auxilio do geogebra e depois da aula, com base nas respostas dos discentes desenvolvemos algumas observações referentes as potencialidades do software estudado, fechado nossos trabalhos com algumas conclusões a cerca do que foi trabalhado.

    ResponderExcluir